terça-feira, 16 de agosto de 2011

Diversidade Religiosa

Religiões Indígenas:

Na sala de aula foi lido um texto sobre as religiões dos povos indígenas. Mas faz-se necessário
aprofundarmos o assunto pesquisando mais sobre essa cultura. 

Tivemos a oportunidade de assistir a dois documentários sobre a cultura indígena a fim de enriquecermos nossos conhecimentos. O documentário "Na trilha dos Uru eu wau wau" referia-se ao fato trágico que envolveu a família de Chico Prestes, que fazia parte das frentes pioneiras de colonização, na cidade de Ariquemes na década de 1980 motivado pela  invasão e exploração de reservas indígenas. O segundo documentário, "Cremos numa terra sem males" podemos compreender por que os índios querem tanto proteger a terra onde vivemos. Acreditam que a terra, criada pelo Grande Espírito (Deus), deve ser respeitada como a "Mãe Natureza", a "Mãe Terra" de onde tiram seu sustento, sua sobrevivência. Na conferência está explícito, no debate, que os povos indígenas querem assegurar o direito de proteger a terra, preservar a natureza e garantir os seus direitos, suas culturas, costumes e crenças assim como o Toré que é uma dança religiosa. Acreditam ainda que a "Terra Sem Males" é um lugar poderoso onde cada ser se torna parte dela assim que morre.

Multiculturalismo
A convivência dos diferentes
A sociedade atual é repleta de visões de mundo, algumas preconceituosas que, muitas vezes, se materializam como verdades absolutas no imaginário coletivo. É desse modo que o preconceito racial, a homofobia, a intolerância religiosa e outros tantos desrespeitos ao próximo encontram justificativas para sua existência.

Veja a música seguinte:
Inclassificáveis
  (Arnaldo Antunes)
Que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?
que preto branco índio o quê?
branco índio preto o quê?
índio preto branco o quê?
aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes
orientupis orientupis
ameriquítalos luso nipo caboclos
orientupis orientupis
iberibárbaros indo ciganagôs
somos o que somos
inclassificáveis
não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,
não há sol a sós
aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos tapuias tupinamboclos
americarataís yorubárbaros.
somos o que somos
inclassificáveis
que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?
não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,
não tem cor, tem cores,
não há sol a sós
egipciganos tupinamboclos
yorubárbaros carataís
caribocarijós orientapuias
mamemulatos tropicaburés
chibarrosados mesticigenados
oxigenados debaixo do sol

Leia o texto que se segue:

As lições que as religiões indígenas nos trazem

A história revela um grande palco, onde interagem as mãos de pessoas de bom coração. Aquelas que desejaram a paz e alegria da comunidade, sem excluir ninguém. O coração é onde habita o espírito da floresta, um Deus verdadeiro. E as mãos dos que ambicionaram tudo para si, sem coração, sem perceber a fome das crianças, cujas terras de seus pais foram tomadas, muitas vezes em nome de uma religião, de um deus que não existe.

Escolher a religião, o ritual, trocar de fé, misturar doutrinas e imagens, criar espaços sagrados é um fenômeno intrínseco na história da humanidade. Admirável é a festa do Kuarup no Alto Xingu. Dois pajés ficam a noite toda, até o amanhecer, cantando, dançando e tocando seus chocalhos, em frente aos troncos da madeira kuarup. Esses rituais xamânicos no passado, infelizmente, não foram compreendidos. Antes da festa, jovens índias e índios em pares entram nas ocas tocando flauta aruá (bambu) "para a tristeza ir embora". Na cidade de Porto Alegre, no quintal de uma casa, o índio Álvaro inicia seu canto em língua tucano ao som do chocalho, coroando cada um com seu lindo cocar de penas de águia trazido do Alto Rio Negro. O índio, a aldeia, podem praticar seus rituais primordiais, ou eleger o culto budista, ser muçulmano, protestante, zen-budistas etc., ou nenhuma, como todo cidadão livre no Brasil. A decisão sincera é o melhor caminho.
 
Princípio Terra
A vida dos povos indígenas manifesta-se em ritual de embelezamento da vida, simbolizando-a, cercando-a de natureza, lugar onde continuamente acontece a arte dos Criadores. O grande Pai Criador Nhanderuvuçú, ao ver a maldade na terra, criou Yvý Marane'y - uma terra onde não há males e onde tudo se constrói. Na tradição judaico-cristã, temos o mito da criação do mundo: "No princípio, Deus criou o céu e a terra", "Deus viu que isso era bom" (Gn 1, 1; 3-24). Os índios ajudam-nos a rever os conceitos que temos sobre a natureza, a reconstrução do mundo, da nossa própria casa. Cacique Seattle, disse em 1854, ao presidente dos Estados Unidos, em resposta aos que vieram comprar suas terras: "Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Talvez, apesar de tudo, sejamos todos irmãos". São Francisco de Assis, na Idade Média, quando o desmatamento sem controle das florestas iniciava na Europa, em seu Canto das Criaturas, chamava o sol e a água de irmãos, a Terra de irmã e mãe, o lobo de irmão. Para os índios Tuyuka a casa é sagrada. O seu Deus Criador, para varrer a maldade da terra, construiu Casas de Leite e Casas de Frutas Doces, onde as almas das crianças são bentas. Princípio Terra quer dizer viver em harmonia em casa e com pessoas, com um Deus Criador. Dançar livre na noite e no sol, na chuva, poder caçar e semear, ter seu xamã, é a alegria dos povos indígenas. Fazer crescer os xamãs. Isto é Criação. A alegria dos povos indígenas é ação criadora da Terra.

Princípio Coração
Em Roma, Rômulo, depois de uma contenda, feriu fatalmente seu irmão Remo com uma lança, matando-o. Na religião judaico-cristã, Caim mata seu irmão Abel. Porém os gêmeos Ipi e Y'oi não se matam. Essa atitude fraterna gravada no Mito da Criação dos Ticuna é criadora. Os gestos dos irmãos equilibram as relações do mundo Ticuna, da violência à não violência. Dificilmente veremos casos de morte entre os Ticuna. O centro do mito é o coração dos irmãos. As atitudes dos irmãos míticos refletem bondade, diálogo, perdão; a criação de um mundo novo. O coração dos irmãos representa o arquétipo central dos Ticuna, ajudando-os a viver melhor, sem violência, perto das árvores e dos rios. No palco da vida, a imagem da alegria fica, o amor maior, daquele "que dá a vida por seus amigos" (Jo 15, 13). O mineiro Chico Xavier, nascido em Pedro Leopoldo, viveu fazendo o bem. É dele a frase: "Amar sem esperar ser amado. E sem guardar recompensa alguma, amar sempre".

Verifique o slide, identifique a cultura indígena e leia as informações. Depois disso deixe sua participação nos comentários para sabermos o que você percebeu.
Trabalho de ensino religioso
View more presentations from thayscler

Leia o texto Ritos e Mitos clicando no link: Ritos & Mitos. 

Não basta só respeitar é preciso refletir sobre a diferença a partir de uma perspectiva coletiva e individual.

A superação do preconceito passa por uma mudança nas formas de vida: 
  • mudança de lugar (aproximação, encontro com o diferente);
  • mudança de atitude (reflexão crítica sobre nossas crenças);
  • mudança de hábito (questionamento sobre nossos comportamentos e porque os repetimos).
O que você pensa sobre elas?
Que ações podemos traçar individual ou coletivamente para conquistarmos as mudanças necessárias em relação à aceitação do diferente?

24 comentários:

  1. oque me chamou mais atençao foi esta frase a religião indígena é “uma maneira de construir o mundo”

    ResponderExcluir
  2. Oque me chamou mais atenção foi que todas as tribus indigenas acreditavam nas forças da natureza e nos espiritos dos antepassados,e que as tribus canibais comiam a carne dos inimigos humanos,assim estariam incorporando soberania ,valentia e conhecimentos,eles não se alimentavam de pessoas fracas ou covardes.

    Matheus Henrique

    ResponderExcluir
  3. o slide é bom ensina sobre varias religioes e culturas, ensinamentose,pensamentos.

    Ariely

    ResponderExcluir
  4. Me chamou atençao... O forma que explica sobre o tema, a cultura de cada um, a diferença e igualdades que existem sobre todos !

    ResponderExcluir
  5. Laryssa Rodrigues Carvalho de La Torre15 de setembro de 2011 às 05:15

    professor o que mais me chamou atenção foi a frase "Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus que fala no seu coração".

    ResponderExcluir
  6. Douglas de Souza Coelho15 de setembro de 2011 às 05:31

    foi um slide interessante,fala um pouco de cada religião,mas o que me chamou mais atenção foi o estilo Gotico e os Emos eles tem um estilo estranho,são roupas escuras maquiagens escuras,tudo escuro.

    ResponderExcluir
  7. Laryssa Rodrigues Carvalho de La Torre15 de setembro de 2011 às 05:34

    Professor eu também gostei muito das religiões e da forma como o senhor colocou cada uma delas.

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante a nova tribo, das cidades, OS EMOS, São emotivos, expressam seus sentimentos abertamente, e não são preconceituosos.São diferentes da maioria, no modo de se vestir, e estilo de vida,mas é uma lição p/ todos: EXPRESSAM SEUS SENTIMENTOS,RESPEITANDO OS SENTIMENTOS ALHEIOS,SEM PRECONCEITO ALGUM...

    ResponderExcluir
  9. Cássio Guilherme Moraes Sales15 de setembro de 2011 às 16:08

    O que me chamou a atenção... A informação sobre as subculturas, os góticos, os emos, os rippies, que eu não sabia o que era realmente. Este trabalho me fez aprender muito.

    ResponderExcluir
  10. Cássio Guilherme Moraes Sales15 de setembro de 2011 às 16:40

    O que me chamou a atenção sobre os indígenas foi... A crença dels nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados e que eles acreditam na vida após a morte e, que os canibais comiam a carne de outras pessoas não por acharem gostosa ou coisa do tipo mas, sim por acharem que estavam incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos.

    ResponderExcluir
  11. 8ºB

    O que mais me chamou atenção foi a cultura indígena... Eles faziam rituais e cêrimonia para deuses e espiritos, eles acreditavam em vida após a morte, e acreditavam q se comessem carne dos inimigos eles adquiram sabedoria e valentia... E eles andavam pelados... pq?

    ResponderExcluir
  12. 8ºB
    O que mais me chamou foi a cultura indígenas que fala sobre seus ritos suas maneiras suas crenças etc... que os canibais comiam a carne de outras pessoas não por acharem gostosa ou coisa do tipo mas, sim por acharem que estavam incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos. Pq ?

    ResponderExcluir
  13. achei interessante a parte que fala sobre os índios que todas as tribos fazem rituais diferentes, mas todas tem o mesmo deus.


    legal o slide!

    ResponderExcluir
  14. eu achei interessante que fala de todas religiões do mundo góticos, emo, indígena,cristao,etc...

    ResponderExcluir
  15. Andrew Hartwig Costa 8° A :P16 de setembro de 2011 às 07:50

    Eu achei muito bom porque fala de coisas interessante gostei sobre emos e góticos,
    islamismo entre outros.

    ResponderExcluir
  16. 8°B
    O que mais me chamou a atenção foi na cultura de hippies que defendem o meio-ambiente, sao contra armas, vivendo junto com a natureza, e sendo comunitários... e a frase "paz e amor"... =)

    ResponderExcluir
  17. eu achei legal, pois fala sobre religiões e crenças

    ResponderExcluir
  18. Nossa eu achei muito bom! fala de todas as religiões e crenças do mundo e achei muito interessante quando falou sobre góticos, islamismo etc.

    ResponderExcluir
  19. Crystian Henrrique da silva20 de setembro de 2011 às 04:57

    8ºA
    Eu achei muito legal porque fala sobre varias religiões como emo,jundaismos e etc...

    ResponderExcluir
  20. O que mais me chamou atenção foi sobre o canibalismo que diz que eles não comem carne humana qualquer e somente do inimigo. Também os diferentes estilos de vida, que temos que aceitar o jeito de cada um, porque cada um tem um estilo de vida sendo diferente ou não.
    Amei a frase " Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus ,que fala no seu coração".

    ResponderExcluir
  21. eu achei mais interessante que todas as religiões tem um deus que acreditam existir e tem muitas tradições ,que essas religiões seguem a maioria são diferentes uma das outras e eu também achei interssante que emo era uma religião eu achav simplesmente que era só um jeito de se pentear e de se vestir mas não era bem isso é uma coisa bem diferente ,existem muitas religiões e certamente existirão muitas outras.

    ResponderExcluir
  22. Professor eu gostei muito do slide ,o que me chamou mais a atençao foi a parte do canibalismo
    e dos goticos ,achei muito estranho e tambem uma novidade

    Gostei

    ResponderExcluir
  23. oq me chamou mais a atençao foi q indios sao canibais e muitos simbolos da nova era isso pra mim nao da certo na minha opniao nao rola :)

    olha esse link aiii http://www.vivos.com.br/60.htm

    ResponderExcluir
  24. YUJI BALDISSERA ASATO 8°C
    EU ACHEI INTERRESANTE QUE OS INDIOS SÃO CANIBAIS E O JEITO QUE O SENHOR FALOU DE CADA RELIGIÃ0 E SOBRE OS GOTICOS ISSO E NOVIDADE PARA MIM.

    ResponderExcluir