terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ser amigo da sabedoria

Outra maneira de enxergar Deus

Pitágoras segundo Cícero

Marcos Túlio Cícero (106 a 43 a.C.) foi um filósofo e orador romano que recebeu influência dos filósofos gregos. Neste trecho de um de seus livros, ele conta como nasceu a palavra filosofia e qual a função do filósofo.

Pitágoras teria tido uma conversação sábia com Leão, o tirano de Filonte. Como este último admirasse seu gênio e sua eloquência, indagando em que arte se apoiava, Pitágoras teria declinado do epíteto de "sábio" e respondido que não conhecia nenhuma arte, mas que era "filósofo". Leão espantou-se com esse termo novo e perguntou quais eram as diferenças entre os filósofos e os outros homens. Pitágoras respondeu que a vida humana era comparável a essas assembléias às quais a Grécia inteira comparecia, por ocasião dos grandes jogos: alguns vêm aí para lutar e para obter uma coroa; outros tratam de fazer comércio; outros, enfim, não se interessam nem pelos aplausos, nem pelo ganho, mas vêm para ver, simplesmente, o que se passa nos jogos. Do mesmo modo, na vida, alguns são escravos da glória, outros do dinheiro, mas outros, mais raros, observam com cuidado a natureza: são esses que chamamos de amigos da sabedoria, de filósofos.

(Cícero. Tusculanas. Citado em: Pitágoras e os pitagóricos. São Paulo, Paulus, 2000.)

2 comentários:

  1. onde estão as perguntas?
    não adianta nada!
    quero um texto claro.
    muito rui o serviço de vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poise que coisa mais ruim, to tentando fazer um trabalho e esse site de merda n responde nada, odiei o serviço de vcs

      Excluir